De acordo com a ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica) e o Blog Tudo sobre Segurança, segue algumas regras e recomendações para instalação de cerca elétrica no Brasil.

  1. A instalação de cerca eletrica não é proibida, pois se trata de um exercício regular de direito, O artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal dispõe que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”.
  2. A cerca eletrificada é chamada de ofendículo, meio pelo qual o proprietário de um bem coloca aparelhos para impedir e prevenir a invasão de sua propriedade. Não há regulamentação legal no âmbito federal para altura mínima, potência máxima, tipo de choque.
  3. Os artigos 572 e 588 do Código Civil preveem que “o proprietário pode levantar em seu terreno as construções que lhe aprouver, salvo o direito dos vizinhos e os regulamentos administrativos” e ainda” tem direito de cercar, murar, valar, ou tapar de qualquer modo seu prédio.”
  4. Cumpre analisar a responsabilidade pela eventual morte ou lesão corporal em razão do uso da cerca eletrificada. Destacam-se dois grupos:

A: Invasor que pretende cometer ato ilícito (ex. roubo, invasão,furto).

B:Outras pessoas (ex.crianças brincando)

Outras recomendações:
  • O equipamento não pode oferecer risco à integridade física dos usuários ou de quem venha a “tocar” nele por estar eletrificado.
  • O choque provocado pela cerca é conhecido como choque moral, possui alta voltagem e baixa amperagem. É pulsativa. Não queima, não deixa marcas e não faz com que os animais e as pessoas que nela encostem ou segurem fiquem grudadas.
  • Não existe atualmente no Brasil legislação que trate do assunto, quer seja proibindo ou autorizando a instalação de cercas eletrificadas em perímetro urbano.
  • Existem várias normas sobre cerca elétrica na ABNT, porém como não há nenhuma oficial, no Brasil as mais utilizadas são as editadas pelo Canadá e pelo IEC.
  • Embora não exista legislação que trate do assunto, qualquer pessoa que receba o choque ou se sinta incomodada com a situação, pode entrar com uma ação judicial contra o imóvel que a instalou.
Para evitar problemas com ações judiciais, a ABESE recomenda seguir os padrões de orientação existente em outros países, assim como:
  • Sinalizar devidamente o local (perímetro) a respeito da cerca elétrica e suas conseqüências.
  • Informar todos os moradores, funcionários e a quem se faça necessário, que ocupem a área interna da cerca elétrica, de sua finalidade e periculosidade. Principalmente as crianças, certificando-se de sua compreensão.
  • Informar vizinhos sobre a finalidade e a periculosidade da cerca.
  • Desligar o equipamento antes de regar plantas próximas à cerca, fazer podas de árvores ou plantas (caso exista) e fazer manutenção do equipamento ou do muro.
  • Utilizar sempre assistência técnica autorizada/credenciada.
  • Não deixar que a vegetação, caso exista, venha a tocar a cerca.

 

4 thoughts on “Legislação da Cerca Elétrica

  1. O vizinho construiu um condominio e o muro deles fica a uns 15 cm do muro da laje da minha garagem wue é arra útil e eles querem instalar um cerca não eletrificada no muro deles, mas do meu muro uma criança pode alcançar, isso é permitido?

  2. Qual o horário permitindo para ligar e desligar a cerca elétrica na residência? Existe alguma regra ou regulamentação para o uso deste recurso durante o dia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*