Quem tem algum imóvel ou trabalha em um, sabe a importância de se garantir a segurança do mesmo. No Brasil, as casas, apartamentos e condomínios (verticais ou horizontais) costumam ser fechados. Isso serve para dificultar de certa forma o acesso a esses imóveis e, desse modo, protegê-lo de eventuais criminosos e visitas indesejadas.
Cercas, muros, portões, cabines de segurança, enfim, há uma diversidade de maneiras de limitar o acesso aos imóveis. Uma maneira muito comum e que já é frequentemente utilizada é a instalação de porteiro eletrônico (interfone). Os porteiros eletrônicos são aparelhos bastante presente em casas, apartamentos, condomínios e estabelecimentos comerciais.
Além das “barreiras físicas”, como muros e portões, o porteiro eletrônico é a forma que alguém externo se utiliza para ter um primeiro contato e/ou acesso ao interior de um imóvel. Eles são um auxiliar imprescindível para a segurança do patrimônio.
O grande trunfo após realizar a instalação de porteiro eletrônico é que não é necessário ao dono do local se expor de maneira direta para saber quem está se interessando em adentrar ao imóvel, o proprietário pode ter uma noção bem mais clara de quem está do outro lado, antes de atender pessoalmente ao chamado externo.
Vantagens e cuidados dos porteiros eletrônicos
Como já foi citado anteriormente, uma das vantagens da instalação do porteiro eletrônico é oferecer um modo de conhecer quem está adentrando ao imóvel, se protegendo de um contato direto, que seria mais inseguro. O interlocutor que está na parte externa precisa ser autorizado pelo dono do local antes de entrar no estabelecimento, garantindo maior segurança.
O processo de instalação de porteiro eletrônico é relativamente simples e rápido, podendo ser realizado em um único dia. Deve-se garantir que a instalação do mesmo seja feita com cuidado e precisão, garantindo qualidade do produto e serviço.
Contudo, vale lembrar que, não importa o quão bem feito seja a instalação do porteiro eletrônico, o proprietário necessita fazer um bom uso do aparelho e garantir que as possíveis pessoas que o utilizem façam o mesmo. Saber realizar a abertura das portas usando o interfone, não apertar demais os botões, dentre outras possibilidades, proporcionam uma vida útil mais prolongada do porteiro.
A manutenção do interfone é também de suma importância. Medidas que evitem ou diminuam a oxidação do aparelho, ter uma fonte alternativa de energia, fios devidamente isolados, são apenas alguns dos muitos cuidados que devem ser tomados com a instalação.
Cuidando da segurança
A instalação de porteiro eletrônico é uma excelente forma de garantir a segurança do seu patrimônio. Para que se possa aproveitar o máximo dessa experiência, é bom que se chame um técnico ao sinal de qualquer sinal de chiado, mau contato, enfim, qualquer problema que o aparelho possa apresentar.
Os aparelhos de porteiro eletrônicos mais modernos agora possuem também outros mecanismos auxiliares, como câmera de vídeo e sensores. Porém, independente do modelo, sendo ele mais simples ou mais sofisticado, é preciso fazer uma boa pesquisa dos modelos disponíveis e acompanhar todo o processo de instalação do mesmo, garantindo assim o sucesso da aquisição.