A cerca elétrica, também conhecida como cerca eletrificada ou cerca de choque, é uma barreira que tem como objetivo impedir a tentativa de entrada de um criminoso em um determinado local.
Realizamos venda, instalação e manutenção de cerca elétrica em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Estrada do côco e demais regiões.
Funcionamento da cerca elétrica
A Central de choque da cerca elétrica emite pulsos de alta voltagem(8.000 V) a cada 1,2 de segundos, como o choque é muito forte e pulsativo nenhum criminoso é capaz de suporta-lo, fazendo com que ele não consiga adentrar em um determinado local, no momento que a cerca é tocada uma sirene é disparada e mensagens são enviadas para até oito números de telefone pré estabelecidos pelo detentor da cerca elétrica.
Cerca Elétrica Mata?
O choque da cerca é pulsativo, com o intuito de inibir um ato criminoso, e não possui energia suficiente para levar a morte, porém o contato do choque da cerca elétrica com o corpo humano é de total extremo desconforto.
Equipamentos que compõe a cerca elétrica
Central de choque, sirene,isoladores,bateria selada, cabo de alta isolação, fios de aço, placas de advertência e controle remoto.
Tipos de Cerca Elétrica
Industrial: São cercas que contém hastes de 01 metro e 06 isoladores, são indicadas para instalações em residências ou empresas de pequeno porte.
Convencional: São cercas que contém hastes de 0.75 cm e 04 isoladores, são indicadas para instalações em empresas,condomínios, galpões, e outros.
Regras na instalação de cerca elétrica
- O muro ou alambrado que será instalado a cerca deverá ter no mínimo 2 metros e 40 centímetros de altura.
- A cerca deverá ser instalada voltada para o interior da residência que será protegida.
- Não deverá ser instalada próximo a vegetações.
Outras Recomendações, segundo ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança)
- O equipamento não pode oferecer risco à integridade física dos usuários ou de quem venha a “tocar” nele por estar eletrificado.
- O choque provocado pela cerca é conhecido como choque moral, possui alta voltagem e baixa amperagem. É pulsativa. Não queima, não deixa marcas e não faz com que os animais e as pessoas que nela encostem ou segurem fiquem grudadas.
- Não existe atualmente no Brasil legislação que trate do assunto, quer seja proibindo ou autorizando a instalação de cercas eletrificadas em perímetro urbano.
- Existem várias normas sobre cerca elétrica na ABNT, porém como não há nenhuma oficial, no Brasil as mais utilizadas são as editadas pelo Canadá e pelo IEC.
- Embora não exista legislação que trate do assunto, qualquer pessoa que receba o choque ou se sinta incomodada com a situação, pode entrar com uma ação judicial contra o imóvel que a instalou.
- Para evitar problemas com ações judiciais, a ABESE recomenda seguir os padrões de orientação existente em outros países, assim como.
- Sinalizar devidamente o local (perímetro) a respeito da cerca e suas conseqüências.
- Informar todos os moradores, funcionários e a quem se faça necessário, que ocupem a área interna da cerca, de sua finalidade e periculosidade. Principalmente as crianças, certificando-se de sua compreensão.
- Informar vizinhos sobre a finalidade e a periculosidade da cerca.
- Desligar o equipamento antes de regar plantas próximas à cerca, fazer podas de árvores ou plantas (caso exista) e fazer manutenção do equipamento ou do muro.
- Utilizar sempre assistência técnica autorizada/credenciada.
- Não deixar que a vegetação, caso exista, venha a tocar a cerca.